
Influenza e H1N1
No final do mês passado foram registrados casos suspeitos da gripe H1N1 na cidade de Mogi das Cruzes, aumentando o alerta nas cidades do Alto Tietê.
Devido as notificações de mortes ocasionadas pelas complicações respiratórias causadas pelo vírus, houve um aumento considerável pela procura da vacina. Porém, a campanha de vacinação contra a gripe está prevista somente para 30 deste mês, destinada para os indivíduos que fazem parte do grupo de risco. Por este motivo, é necessário que se tome alguns cuidados, principalmente em locais onde há grande circulação e concentração de pessoas.
Segundo o jornal Diário de Mogi, embora 25 casos tenham sido considerados suspeitos, nenhum foi confirmado até o momento, mas isso não deve inibir a busca por uma unidade de saúde em se tratando de desconfiança sobre o vírus.
Após os decorrentes pedidos feitos pelos pais e responsáveis dos alunos da Escola Municipal Lourdes Guerra Campos ao SINTAP, o presidente Benedito Francisco (Ferrugem), recorreu ao jornal para que fosse feito um alerta sobre o número de pessoas com os sintomas da gripe que trabalham e estudam naquele local, pois outras unidades escolares podem estar enfrentando o mesmo problema.
Segundo a Secretaria de Educação, a informação não procede, mas os pais dos alunos dizem que alguns servidores foram afastados com a suspeita do vírus.
Então, sugerimos que todos fiquem atentos sobre os sintomas (em adultos podem ocorrer febre alta, dor no corpo, tosse e dor de garganta; em crianças podem ocorrer diarreia, vômito e febre alta)que possam gerar desconfiança sobre a gripe, procurando ajuda a unidade de saúde mais próxima para que se possa realizar o diagnóstico. É válido lembrar alguns cuidados, tais como:
- Higienizar as mãos com frequência;
- Utilizar lenços descartáveis;
- Manter o ambiente de trabalho ventilado;
- Realizar a limpeza e higiene de superfícies, tais como balcões e mesas;
- Evitar levar as mãos a boca, nariz e olhos;
- Evitar ambientes fechados ou com pouca circulação de ar;
Contamos com a conscientização de todos os servidores sobre os cuidados, que estes possam ser realizados no ambiente de trabalho e no lar.
A Diretoria